O que não te contaram sobre poços artesianos!

Neste artigo vamos falar tudo o que você precisa saber sobre poços artesianos, e você descobrirá informações incríveis!

Muitas pessoas têm muitas dúvidas relacionadas aos poços artesianos como: Será que o poço artesiano pode prejudicar os lençóis freáticos? Será que pode acabar com a água do planeta? Essa água é segura? 

Você já deve ter ouvido muita coisa por aí sobre poços artesianos, mas será que são verdadeiras? Após essa leitura você não terá mais nenhuma dúvida sobre os poços artesianos.

O que é um poço artesiano? 

É um poço tubular profundo no subsolo, com o objetivo de captar água para o consumo.

A diferença do poço artesiano para os demais poços é que não é preciso utilizar uma bomba para fazer a água subir, como é o caso da cisterna.

O poço artesiano é um tipo de reservatório subterrâneo que faz com que a água passe pelo tubo e jorre naturalmente para a superfície.

Como é feita a perfuração do poço artesiano

Quando um poço é perfurado, é encontrado no subsolo areia, argila ou pequenas rochas, por isso é necessário fazer um revestimento das paredes para que esse material não seja lançado para a superfície ou até mesmo a possibilidade de entupir o poço.

Mas quando a perfuração encontra uma rocha consolidada, não é preciso fazer o revestimento nas paredes do poço.

O estudo de viabilidade leva em consideração o tipo de rocha para executar um projeto de qualidade. Pois isso, nas perfurações podemos encontrar dois tipos de rochas:

  • Rochas Cristalinas

Esse tipo de rocha é encontrada em poços com diâmetro e profundidade limitadas, baixa vazão, que são próprios para uso mais restrito, como casas ou pequenas vilas.

  • Rochas Sedimentares

São onde podemos encontrar maiores vazões de água e a perfuração pode chegar até 1000 metros de profundidade e diâmetros.

Nesse caso o poço pode ser preciso fazer o revestimento das paredes dos poços.

Dependendo do tipo de rocha e profundidade do poço, são utilizados 3 maneiras de perfuração:

  1. Percussivo

Para fazer a perfuração, esse método usa dois mecanismos, enquanto um peso é levantado e derrubado para quebrar a rocha, as paredes são desenhadas por um tubo giratório.

  1. Rotopneumático

Esse método também utiliza dois mecanismos, enquanto o martelo bate e quebra a rocha, uma broca gira e tritura essa rocha quebrada, criando um buraco. Essa é a tecnologia mais utilizada hoje em dia.

  1. Rotativo

Esse método é mais utilizado em rochas sedimentares, pois utiliza um mecanismo que corta e tritura as rochas, e leva essas rochas para a superfície.

Mas, de onde vem a água do poço artesiano

Esse é um fator muito importante, e vai depender da profundidade do poço.

A água pode ser captada através do lençol freático ou de um aquífero, ou também através de camadas rasas do solo ou rochas sedimentares profundas, tudo isso vai influenciar na quantidade de água no poço.

A água de um poço de aproximadamente 20 metros, considerado um poço raso,  é captada por uma camada superficial do solo, por exemplo, a água das chuvas.

Quando um poço é mais raso, ele está sujeito às condições do clima, por exemplo, em épocas que não chove muito a água do poço tende a diminuir.

Quais são os tipos de poços artesianos?

Poço artesiano capta a água através de uma pressão, sendo necessário escavar no subsolo. Sua profundidade varia de 50 a 200 metros.

Poço semi-artesiano capta a água de reservas mais profundas e é necessário a utilização de bombeamento . Sua profundidade pode variar de 20 a 50 metros.

Poço simples é conhecido também como poço caipira, pois é perfurado manualmente até chegar no início do lençol freático, que é a primeira reserva de água mais próxima da superfície. Sua profundidade chega a 20 metros

Entre em contato via whatsapp (62) 98569-0961

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *