Poços artesianos: O que é e como funciona?

Ninguém vive sem água, seja as plantas, os animais ou até os seres humanos.

A água é importante para o abastecimento da sua lavoura, por isso é necessário ter um sistema efetivo para o fornecimento da água.

Mas afinal de contas, como irei captar água de qualidade na minha fazenda?

É aí que entram os poços artesianos, um sistema de captação de água para pessoas que moram na zona rural.

O que é poço artesiano?

Poço artesiano é um buraco profundo no subsolo com a finalidade de captar água para o consumo.

A diferença entre o poço artesiano dos demais é que não é necessário utilizar uma bomba para fazer a água subir, como é feito no sistema da cisterna.

O tipo de reservatório subterrâneo faz com que a água que passa pelo tubo jorre na superfície naturalmente, somente um poço que jorra a água recebe o nome de artesiano. 

Os poços artesianos têm como objetivo a captação de água de boa qualidade ideal para o consumo das pessoas que moram em zonas mais distantes.

Localizado em uma profundidade, ele não sofre com a ação direta do ser humano que acaba por liberar dejetos, produtos químicos e poluentes que podem destruir o meio ambiente.

Como funciona a perfuração do Poço Artesiano?

O primeiro passo é preciso de autorização para ter um poço. Essa autorização é realizada por diferentes agências, que variam de acordo com o seu estado.

Em alguns lugares, essa solicitação pode ser feita eletronicamente. Em outros, no entanto, é necessário ir até o local indicado e especializado.

Após ter sido feita toda a parte burocrática, agora vamos explicar como é feita a perfuração do poço artesiano.

A máquina que realiza a perfuração é chamada de perfuratriz, e dependendo do tipo da rocha e da profundidade do poço, três principais maneiras de  perfuração podem ser utilizados: 

  1. Percussivo

Esse método usa alguns mecanismos para fazer a perfuração, enquanto um peso é levantado, as paredes são desenhadas por uma espécie de tubo giratório. 

  1. Rotopneumático 

Essa é a tecnologia mais utilizada nos dias de hoje, um martelo pneumático impacta e fragmenta a rocha, uma broca gira e tritura essa rocha fragmentada para criar um buraco

  1. Rotativo

Esse método é mais comum em rochas sedimentares, pois utiliza um mecanismo que corta e tritura as rochas, direcionando-as para superfície através de um fluido especial.

A perfuração de poços artesianos é uma ação especializada que exige uma empresa responsável e com equipamentos adequados. 

Para saber se um local está apto para a perfuração é levado em consideração o tipo de rocha para executar um serviço de qualidade.

Por que possuir um Poço Artesiano?

Há diversos pontos positivos na aquisição deste tipo de sistema hídrico. Separamos os 3 mais importantes: 

Comparado às outras formas de captação de água, o tempo que leva para a construção de um poço artesiano costuma ser curto,podendo ser de 5 a 20 dias.

O meio ambiente agradece. O impacto causado pela construção e utilização de poços artesianos é bem menor se comparado com outros sistemas de fornecimento de água.

A água, por ser acessível e estar em sua forma mais limpa, natural e cheia de nutrientes, acaba sendo um ótimo investimento, tanto para a saúde, quanto em comparação ao investimento que o agricultor teria com grandes empresas hídricas.

Uma outra vantagem é que os poços artesianos não exigem muita manutenção, o indicado é que seja feita de 1 ou 2 anos, para garantir que seu bom funcionamento.

Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao valor a ser investido, o custo, em média, é de 500 reais por metro perfurado, isso quer dizer que, se for necessário escavar 100m para atingir a profundidade ideal para a captação de água, o valor investido será de mais de 50 mil reais.

Confira mais 10 vantagens de se ter um poço artesiano

Entre em contato via whatsapp (62) 98569-0961

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *